Cientista da 'bactéria extraterrestre' fala pela 1ª vez

O que deveria ser o ponto alto da carreira de uma brilhante cientista, transformou-se no início do fim de sua vida acadêmica. Estou falando de Felisa Wolfe-Simon, cientista da NASA responsável por uma das descobertas mais revolucionárias da década.
Em dezembro do ano passado, numa conferência da NASA, a cientista anunciou que bactérias de um lago da Califórnia eram capazes de substituir o elemento fósforo de seu DNA por arsênio. Isso é revolucionária porque todos os seres vivos são formados por 6 elementos (oxigênio, hidrogênio, carbono, fósforo, enxofre e nitrogênio) e essa bactéria têm a capacidade de substituiur um deles. Isso abriria novos horizontes na procura por vida extraterrestre e no próprio estudo da vida. Leia o anúncio da conferência da NASA, sobre a descoberta da nova forma de vida (um dos artigos mais lidos deste blog) e as críticas ao artigo.
Depois desse anúncio, a comunidade científica dividiu-se: alguns a apoiaram e outros publicaram duras críticas ao trabalho. Wolfe-Simon disse que só responderia às críticas que tivessem sido submetidas ao processo de revisão de um artigo científico. Agora, quase 1 ano depois, a cientista fala pela primeira vez.
A entrevista foi publicada pela Popular Science, pelo jornalista Tom Clynes.
Clynes foi com ela ao lago Mono (na Califórnia) e visitou as instalações onde foram realizados os experimentos. Ele contou como surgiu a hipótese de substituição do arsênio por fósforo e deu detalhes sobre como foi o processo de revisão pela Science.
O retrato que fica é o de uma pesquisadora que foi vítima do circo de mídia montado pela Nasa para divulgar a descoberta e abandonada pela agência espacial após a polêmica. No primeiro semestre, ela foi dispensada do laboratório de Ronald Oremland, que a acolhera e estimulara a investigar sua hipótese. “Ainda acho que a ciência é a coisa mais legal do mundo”, disse ela a Clynes. “Mas é bem possível que minha carreira tenha acabado.”
O artigo completo (em inglês) está na revista Popular Science e no Brasil foi publicado um artigo na Revista Piauí (do Estado de S.Paulo).
Tom Clynes (Popular Science)
Cientista da 'bactéria extraterrestre' fala pela 1ª vez Cientista da 'bactéria extraterrestre' fala pela 1ª vez Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 17:42 Rating: 5

Nenhum comentário