10º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica

Começa amanhã, e vai até o próximo sábado (dia 08), um dos mais esperados eventos de divulgação da astronomia no Brasil.
A décima edição do Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica será na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) e por três dias contará com a presença de pesquisadores de vários países do mundo e centenas de entusiastas. Haverá palestras, mini-cursos, oficinas, observação do céu, exposições, atividades culturais e outras atividades. Veja o site oficial.


Todo o evento será gratuito e, para os participantes de outras cidades, será oferecido alojamento gratuito (no CEPOP). Para fazer a inscrição, clique aqui, mas é possível fazer inscrições no próprio evento. A realização é do Clube de Astronomia Louis Cruls, que esse ano faz 21 anos de fundação, se consolidando com um dos grupos mais atuantes do mundo, com apoio da Prefeitura de Campos, Câmara dos Vereadores, Instituto Federal Fluminense, Palace Hotel, Colégio Bittencourt, entre outros.

PALESTRANTES:

Na imagen é possível ver os principais palestrantes do evento.



Entre os convidados, estão o Dr. David Levy, um dos mais famosos astrônomos do mundo, co-descobridor do cometa Schoemaker-Levy que colidiu com Júpiter e escritor de vários livros e artigos; Dra. Rosaly Lopes, brasileira cientista da NASA e maior especialista em vulcões do mudo; Dr. Patrick Miller, diretor e fundador da Campanha Internacional de Busca de Asteroides (IASC); Yuri Beletsky, bielo-russo e um dos mais famosos astrofotógrafos do mundo; Dr. Claudio Melo , diretor Científico do ESO no Chile; entre outros destaques na área.




- PRÉ-ENCONTRO: "Vamos falar das Estrelas?"
Entre os dias 31 de março e 2 de abril aconteceu o evento "Vamos falar das Estrelas?" no Boulevard Shopping. Considerado o pré-evento do 10º Encontro Internacional, levou a um público variado telescópios e maquetes, etc.

 






 - PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

6 de abril
Teatro Municipal Trianon

9:00h – Abertura 
10:00h – Clube de Astronomia Louis Cruls – 21 anos de ensino e popularização da Astronomia e da Astronáutica. 
10:15h – “A Missão Cassini a Saturno e suas Luas” – Dr. Rosaly Lopes – JPL/NASA”
11:30h – “Arte e Ciência em Fotografia de Paisagem Noturna” – Mr. Yuri Beletski (Carnegie Institution for Science e TWAN)

12:30h – Almoço

14:00h – “Não só de camarão vive o homem: aventuras de um Astrônomo potiguar” - Dr. Cláudio Melo (ESO)
14:30h – “Relato da visita de uma equipe Brasileira ao ESO” – Time do Clube de Astronomia
14:45h – “Descobertas originais em programas educacionais on-line - Colaboração internacional de Busca Astronômica” – Dr. Patrick Miller (IASC - Hard-Simmons University) 
15:45h – “Asteroides, os mini corpos do sistema Solar, e a participação no IASC” - Hélio Honório Dutra (UENF e CALC) and Luís Gabriel de Sales Castillo (Colégio Bittencourt e CALC)

16:00h – Intervalo

16:30h – “A jornada de um Observador Noturno - Conversas, Textos e Músicas: Minha vida como um observador de estrelas e um descobridor de cometas” – Dr. David H. Levy (Jarnac Observatory.- National sharing the Sky Foundation)

19:00h – Observação do Céu e Atividades Culturais


7 de Abril
Campus- Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense

9:00h – Abertura 
9:15h - “Histórias do espaço-tempo: O despertar do homem e vida lá fora” – Dr. Cláudio Melo (ESO)
10:15h – “Fotografando o Céu Noturno” – Carlos Fairbairn (Astrofotógrafo)

11:15h – Intervalo e Apresentação de Painéis

11:30h – “Pesquisa e Práticas Educativas em Popularização da Astronomia do MAST: 32 anos de Atuação” – Dr. Douglas Falcão – MAST

12:30h – Almoço 
14:00h – 15:30h - Sessão Solene na Câmara dos Vereadores de Campos dos Goytacazes

16:00h – Workshops

- “Astronomia prática (aprender fazendo) na sala de aula” – Dr. Patrick Miller (IASC - Hard-Simmons University)
- "Um Papo Sobre Fotografia Noturna e Processamento de Imagens" – Carlos Fairbairn (Astrophotographer) 
- “Por que Divulgar Ciência e Tecnologia para a população leiga é importante? Qual o Papel da Astronomia?” – Dr. Douglas Falcão (MAST) 
- “O Sol e a Humanidade – Conhecendo nossa Estrela” – Caio Crespo Moares (CALC, IFF e Charlie Bates Solar Astronomy Project) 
- “Noções de espaço-tempo curvo e Cosmologia” – MSc. Arthur Scardua (CBPF) 
- “Noções Básicas de Astronomia” – Clube de astronomia 
- ASTROmania: Passeando nas Estrelas” – Antonia Aila Alencar de Oliveira, Iara Brandão Ferreira, Marcelo Augusto do Amaral Ferreira e Vinicius Roberto Barbosa Leal (MAST)

19:00h – Observação do Céu e Atividades Culturais


Dia 8 de Abril
Campus- Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense
9:00h – Trabalhos Orais

- “Sky sentinel, vasculhando o céu” – Mr. Guilherme Ferreira Franco (CALC e UENF)
– “Astronomia Inclusiva” – Tamirys Pessanha Salles de Assis (CALC e IFF), Ramon Dantas e Carlos Augusto Cruz (CALC e UENF)
- “Astronomia no Rio Grande do Sul” – Prof. Valdir Boesel (Clube de Astronomia Nós e os Astros)
- “Divulgação de Astronomia em Nova Friburgo: O Trabalho Desenvolvido pelo GACEC (Grupo de Astronomia do Colégio Estadual Canadá)” – MSc. Adriana Oliveira Bernardes (SEEDUC-RJ/CEDERJ/GACEC) 
- “Arte nas estrelas. Ensino interdisciplinar da Astronomia – Flávia Milena Sampaio (Feira de Santana – Bahia) 
- “Observatório Ronaldo Rogério de Freitas Mourão em Morro do Coco” – Adonis Teixeira de Azevedo (CALC) 
- Busca por ETI a partir da Detecção de Átomos de Selênio: uma Possível Aproximação entre Astrobiologia, Neurociência e Filosofia da Mente” - Prof. David Guarniery (Colégio Estatual Attílio Codato)
- “Missão X: Experiência em Tangará da Serra” – Maria Gisllanny e Prof. Silvana Copceski ( E.E. Jada Torres)
- “Resultados da Missão X em Campos dos Goytacazes” – Fernando Crespo, Kelly Rezende, Dayana Batista, Daniel Florindo, Bianca Siqueira e Wagner Oliveira (ISECENSA)
- O ASTROmania e a Interação Museu e Público – Iara Brandão Ferreira (MAST), Marcelo Augusto do Amaral Ferreira (MAST) e Vinícius Roberto Barbosa Leal (MAST)
- Grupo Astronômico Carl Sagan, resumo de sua história de divulgação científica no estado do Espírito Santo” – Murilo Viana Maia (IFES), Gabriel Henrique Vieira Barbosa (IFES) e Carine Ribeiro dos Santos (IFES)
- “Projeto CALC SAT – um inovador e criativo nanosatélite” – Arthur Schwartz de Castro Becker (CALC) e Lesley Beethoven (CALC) 
- “Realidade Aumentada no MAST“- Eugênio Reis Neto, Sandro Oliveira Gomes, Antonia Oliveira, Vinicius Leal e Rafaela Ferreira Moço (MAST)

- 10:30h – Intervalo e Apresentação de Painéis

- 11:00h – “Atividades de ensino e divulgação da astronomia em Moçambique” – Paulo Oliveira - Conselheiro do Clube de Astronomia de Moçambique
-11:30h – “Radio Astronomia para estudantes no Observatório Green Bank” - David Offner - Hard-Simmons University 
-12:00h – “Relato da visita de uma equipe Brasileira ao Observatório de Green Bank” – Time do CLube de Astronomia Louis Cruls

- 12:15h – Almoço

-14:00h – Buracos Negros: das Ondas Gravitacionais a Radiação Hawking” - Dr. Marc Casals (ICBPF)
- 15:00h - "Astronomia: Estudo dos corpos celestes" - Fatima Faize (World Peace Minister in International Parliament) 
- 15:30h – “Solar Calc – O Sol para todos” - Caio Crespo Maraes (IFF, CALC e Charlie Bates Solar Astronomy Project)

- 15:45h – Intervalo

-16:00h – “Poesia da Noite: O Céu na Literatura Inglesa” – Dr. David H. Levy (Jarnac Observatory.- National sharing the Sky Foundation) 
-17:00h – “Uma Missão para Marte” – Dr Marcelo de Oliveira Souza (UENF e CALC) 
- 17:30h – Encerramento


Fonte:
- Da Terra Para As Estrelas, por Otávio J. Ângelo
10º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica 10º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 21:14 Rating: 5

Nenhum comentário