Tocha Olímpica irá ao espaço pela 1ª vez na história

rUSSIA LEVARÁ AO ESPAÇO EM NOVEMBRO

A Agência Espacial Russa (Roscosmos) tornou-se Parceiro de Honra do Revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014. O acordo foi assinado pelo presidente da Comissão Organizadora, Dimitry Chernyshenko, e o chefe da Roscosmos, Vladimir Popovkin. Segundo o acordo, a tocha olímpica viajará ao espaço para a Estação Espacial Internacional (ISS) e lá irá fazer uma 'caminhada espacial'. Esta deverá ser a primeira vez que a Tocha Olímpica irá ao espaço.

No início do ano, o chefe do Comitê Olímpico Russo, Alexander Zhukov, sugeriu que os esforços seriam feitos para enviar a chama acessa para o espaço. Mas, por causa de regulamentos de segurança a bordo da ISS, ela permanecerá apagada durante todo o tempo. "Temos um foguete alimentado por oxigênio e querosene, por isso há regras básicas de segurança", disse Popovkin (da Roscosmos). "Não pode haver quaisquer chamas."

A tocha olímpica viajará na nave Soyuz TMA-11M no início de novembro desse ano. Uma vez no espaço, os cosmonautas russos Sergei Ryazansky e Oleg Kotov levarão a tocha numa caminhada espacial. Os cosmonautas já começaram a sua formação na Star City. Por razões de segurança, não está previsto que a tocha fique acessa.



A missão de passar a tocha para a tripulação é de responsabilidade do capitão Mikhail Tyurin. Na cerimônia de assinatura, o capitão Tyurin recebeu o tocha olímpica das mãos de Vladimir Popovkin (chefe da Roscosmos).

Depois de ir ao espaço, a tocha vai retornar à Terra com o cosmonauta Fyodor Yurchikhin, que atualmente está na ISS.

O Presidente do Comitê Organizador de Sochi 2014, Dimitry Chernyshenko, disse: "Ninguém fez isso antes. A caminhada espacial de dois cosmonautas russos com a tocha olímpica será um momento único na história olímpica. Quero agradecer a Agência Espacial Russa pelo apoio que nos permitirá levar o Revezamento da Tocha Olímpica para a fronteira final". No Twitter, ele disse: "A nossa ambição para conquistar o espaço pela 1ª vez na história olímpica torna-se realidade." "#Sochi2014 A Tocha chegará ao espaço aberto!"

O chefe da Roscosmos, Vladimir Popovkin, disse: "A realização de uma caminhada espacial com a tocha olímpica é um evento sem precedentes na história olímpica e na história espacial. Sua chegada em órbita e essa caminhada espacial, por cosmonautas russos, será uma nova e brilhante página na história da exploração espacial. Deixe-me agradecer ao Comitê Organizador de Sochi 2014 pela seleção da Agência Espacial Russa como um Parceiro de Honra".

 - Os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014:
A XXII Olimpíada de Inverno será entre 7 a 23 de fevereiro em Sóchi, Krasnodar, na Rússia. Os Jogos serão realizados em dois clusters: o cluster costeiro em Sóchi, sediando os esportes de gelo; e o cluster das montanhas, sediando os eventos de neve na Clareira Vermelha.
 - O Revezamento da Tocha:
O revezamento da tocha olímpica começa em Sochi em 7 de outubro desse ano. De acordo com cálculos dos organizadores, 90% da população russa estará a até uma hora de distância da rota do revezamento. O Revezamento da Tocha Olímpica de Sochi 2014 será o maior da história dos Jogos Olímpicos de Inverno. O Revezamento vai acabar na Cerimônia de Abertura, em Sochi em 7 de fevereiro de 2014.

 - Agência Espacial Federal (Roscosmos):
A Roscosmos é um órgão federal de autoridade executiva, responsável por garantir a implementação de políticas públicas e regulamentações legais, serviços públicos e gestão da propriedade do Estado no campo das atividades espaciais, cooperação internacional na implementação de projetos conjuntos, e programas na área de atividades espaciais para a indústria aeroespacial. Trabalha com foguetes e tecnologia espacial, bem como tem a coordenação geral das atividades realizadas no Cosmódromo de Baikonur.


Fonte: 
Site oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014 (em inglês)
RIA Novosti (em inglês)
Astro Watch (em inglês)
Tocha Olímpica irá ao espaço pela 1ª vez na história Tocha Olímpica irá ao espaço pela 1ª vez na história Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 20:10 Rating: 5

Nenhum comentário