Começa o Pré-Encontro Internacional de Astronomia: atividades com cegos

Experiência pioneira com deficientes

Teve início ontem (dia 13) as atividades do Pré - Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica. Esse evento, que tem por objetivo uma divulgação ostensiva do 6º Encontro de Astronomia e Astronáutica, está sendo realizado entre os dias 13 e 16 de abril (terça) no Shopping Boulevard, em Campos dos Goytacazes. 

Esse ano o tema do Pré-Encontro é "Universo Desconhecido"; e consiste numa exposição de representações tácteis de constelações, modelos tácteis de planetas em escalas e registros sonoros de explosões solares e pulsares. Mas a grande surpresa é que os visitantes usam vendas nos olhos e são guiados por deficientes visuais pela exposição. É realmente sem palavras, uma das atividades de astronomia mais interessante que já participei!

O 6º Encontro Internacional começa na quinta (dia 18) e vai até sábado, e traz a Campos pessoas do mundo todo. Confira aqui nossa página especial, a programação e o site oficial para inscrições.


O CALC - Clube de Astronomia Louis Cruls (organizador dos eventos) já vem realizando atividades pioneiras com deficientes visuais faz tempo. Em abril de 2011 foi inaugurado o 1º Planetário para Deficientes Visuais do Brasil, no Educandário Para Cegos, também aqui em Campos.
A título de curiosidade, o 1º Planetário Inflável do Brasil também pertence ao CALC.



Começa o Pré-Encontro Internacional de Astronomia: atividades com cegos Começa o Pré-Encontro Internacional de Astronomia: atividades com cegos Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 16:47 Rating: 5

Nenhum comentário