Melhor época para observar o planeta Mercúrio.

Amanhã é o melhor dia

Observar o planeta Mercúrio é uma bastante tarefa difícil. O astro orbita tão perto do Sol que mesmo sendo bastante brilhante fica quase impossível enxerga-lo. Agora, entretanto, a natureza está ao lado dos observadores e o pequeno planeta finalmente está mostrando sua cara!

Veja sobre a história da exploração planetária de Mercúrio nesse vídeo.
O motivo disso é que Mercúrio está próximo da sua máxima elongação, um momento astronômico que faz com que um astro, quando visto da Terra, pareça estar mais afastado visualmente do Sol, o que favorece sua observação por sofrer menos com o ofuscamento solar.

Isso acontecerá com Mercúrio no domingo, 31 de março, quando o planeta atingirá sua máxima elongação ocidental e poderá ser visto por um bom tempo antes do nascer do Sol. Se estivesse na máxima elongação oriental, as observações estariam favorecidas após o pôr-do-Sol, no quadrante oeste.

A elongação ocorre devido aos movimentos combinados das translações da Terra e do planeta ao redor do Sol, que fazem com que, aparentemente, o objeto observado fique visualmente mais afastado ou mais próximo do Sol. No caso de Mercúrio, essa separação angular varia entre 18 e 28 graus. Para Vênus, que está mais distante do astro-rei, a separação fica entre 45 e 47 graus, lembrando que cada grau na abóbada celeste equivale ao espaço ocupado por duas luas cheias ou por três punhos fechados estendidos na direção do céu.


Mercúrio
Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar e também o mais interno a orbitar o Sol. É também um mundo pouco conhecido, pois as explorações a partir de telescópios terrestres não revelam muitas coisas sobre a sua composição. Atualmente, os maiores avanços estão sendo produzidos pelas sondas interplanetárias, especialmente a sonda Messenger, que explora o astro desde 2008.

Encontrando Mercúrio
Nem sempre a elongação de Mercúrio é de 28 graus como agora, por isso essa é uma excelente oportunidade para vê-lo com facilidade.

Achar Mercúrio no céu também é fácil. É só olhar para o quadrante leste uma hora antes do nascer do Sol. Mercúrio será facilmente reconhecido pelo forte brilho, que o fará brilhar bastante mesmo após o Sol nascer. O espetáculo não está restrito apenas ao domingo, dia 31, mas à medida que os dias passam o planeta voltará a "colar" no Sol. Aí, só na próxima elongação.


Fonte: Apolo 11 (com alterações)
Melhor época para observar o planeta Mercúrio. Melhor época para observar o planeta Mercúrio. Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 17:41 Rating: 5

Nenhum comentário