Satélite japonês faz 1º experimento visível da Terra.

Satélite emitiu mensagem de luz em Morse


Segunda (dia 26) os céus do Japão foram palco do 1º experimento de comunicação luminosa de um satélite com observadores aqui da Terra. O satélite japonês FITSAT-1 (batizado de NIWAKA) emitiu um padrão em código morse registrado por professores de uma universidade japonesa. Nunca antes na história da exploração espacial isso tinha acontecido!

Como a imagem é rastreada, as luzes de LED foram encurtadas
Apesar de poder ser visto de qualquer parte do mundo entre as latitudes +/- 51 graus, os flashes luminosos tinham como destino principal o Instituto de Tecnologia Fukuoka, no Japão. O satélite tem 10 centímetros cúbicos, LEDs acoplados em sua superfície e pesa cerca de 1500 gramas. Esses tipos de satélites são chamados de CubeSats e são projetos por universidades para experimentos científicos.
Os 3 satélites FITSAT foram colocados em órbita em outubro pelo astronauta japonês Akihiko Hoshide, com auxílio do braço robótico da Estação Espacial (ISS).
Veja o site oficial da missão aqui.


Fonte: 
Satélite japonês faz 1º experimento visível da Terra. Satélite japonês faz 1º experimento visível da Terra. Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 19:22 Rating: 5

Nenhum comentário