Lixo espacial reentra na atmosfera em Campos dos Goytacazes

No dia 20 de abril, aproximadamente às 23h20min, um bólido (bola de fogo) foi visto cruzar o céu de Campos dos Goytacazes na direção Sudoeste-Nordeste.

Abaixo um vídeo gravado em Campos dos Goytacazes/RJ e veja aqui outro vídeo gravado em Belo Horizonte/MG.


Essa bola de fogo foi vista por toda a cidade e na verdade, como foi verificado posteriormente, não era um meteoro e sim, lixo espacial (talvez o tanque de combustível) de um lançamento norte-americano de setembro de 1985. A missão era a IntelSat 512. A velocidade do bólido era cerca de 14 mil km/h!! Abaixo sua órbita calculada:


Nesse dia, por ocasião do 5º Encontro Internacional de Astronomia de Astronáutica, o especialista em meteoritos Dirk Ross (Yamaguchi University e Astronomers Without Borders) estava na cidade e nos ajudou na pesquisa.
Veja a reportagem no SBT sobre o suposto meteorito (visto de Vitória/ES).

Pedimos que, ao avistarem algo parecido, entrem em contato com o blog. Tente nos informar: a direção que ele estava se movendo, sua cor, o quanto tempo foi visto, se havia barulho, etc.


Fonte: 
Lixo espacial reentra na atmosfera em Campos dos Goytacazes Lixo espacial reentra na atmosfera em Campos dos Goytacazes Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 15:01 Rating: 5

Um comentário

  1. Otávio tira quando puder o áudio do vídeo!! Dependendo do que é falado no mesmo...

    ResponderExcluir