Mídia de Campos fala sobre a viagem do Clube de Astronomia aos EUA

O Jornal O Diário, do dia 2 de janeiro publicou um artigo sobre a ida dos brasileiros na simulação de viagem a Marte. Leia mais sobre essa viagem em outro artigo publicado nesse blog, clicando aqui.
Leia o artigo, com algumas modificações, abaixo:



Alunos de Astronomia buscam apoio para participar de pesquisa sobre o Planeta Vermelho, nos EUA.
(Wesley Machado)

Um grupo de alunos da Escola de Astronomia e Astronáutica do Instituto Federal Fluminense (IFF) foi selecionado para participar de uma experiência no laboratório da Estação de Pesquisa sobre Marte da Sociedade Mars Society, com sede em Utah, nos Estados Unidos. Se conseguir apoio para a viagem marcada para o dia 13 de janeiro, a delegação brasileira ficará 15 dias no deserto e na volta deverá visitar a NASA, em Houston.
Em se confirmando a viagem, essa será a expedição 111. A tripulação Cruzeiro do Sul, como está sendo chamada a delegação será a primeira da América do Sul a fazer esta experiência.
O doutor em física, professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls (CALC), Marcelo de Oliveira Souza, que coordenará o grupo na viagem programada aos EUA, fala como será esta experiência: “Eles vão simular uma viagem à Marte. A Mars Society é o grupo que mais está estimulando a visita de humanos à Marte com grupos do mundo todo. E este será um estudo preparatório para uma futura missão em Marte. Eles farão relatório de atividades. Farão estudo de microrganismo e astroobservação em telescópio. Também serão avaliados para verem como se comportam em local isolado”, informa Marcelo de Oliveira.
O IFF está apoiando os alunos na viagem com uma bolsa para ajuda de custo na alimentação. O Instituto também sorteou uma passagem para um dos alunos que vão fazer parte da delegação. O coordenador de Eventos e Multimídia do campus Campos-Centro do IFF e membro do CALC, Wellinton Rangel, que também embarcará para os EUA, fala sobre esse apoio: “É uma honra esses alunos do nosso Instituto participarem de uma experiência inédita como essa. Eles estão levando o nome da instituição mais uma vez. Isso é algo representativo ligado ao segmento de pesquisa. Vamos oferecer essas bolsas e a passagem foi um premio por esse feito”, afirma Wellinton, que é conhecido como “Peninha”.
Alem de Marcelo de Oliveira e Wellinton Rangel, farão parte da delegação brasileira, o aluno do Curso Superior de Engenharia de Controle e Automação do IFF, Otávio Jardim Ângelo; o aluno do Ensino Médio do IFF, Jaasiel Felipe Silva; e a aluna da Escola Estadual Desembargador Álvaro Ferreira Pinto, de Donana (bairro de Campos), Monique Barreto; entre outras pessoas.
Monique, que é a única do grupo que não estuda no IFF, portanto não terá direito a bolsa de ajuda de custo, é que tem tido mais dificuldades de angariar recursos para fazer parte da tripulação Cruzeiro do Sul. Ela que já percorreu o comercio arrecadando dinheiro para custear a viagem, fala sobre a expectativa de fazer parte dessa experiência, “Essa é uma oportunidade muito grande. Estou correndo muito atrás para ir. Seria bem legal. É mais um incentivo para a Astronomia no Brasil”, considera a estudante, que é de família humilde. A mãe é assistente administrativa de um posto de saúde e o pai trabalha com transporte escolar. A aptidão de Monique para a Física foi descoberta pelo tio da jovem, que estuda a disciplina na UENF.
Referencia – Marcelo de Oliveira informa que alguns destes alunos estiveram este ano no Observatório do Chile (sic), o melhor observatório do mundo. “Essa experiência terá um valor educacional e científico. Será um passo mais longo. Mais uma perspectiva de parceria internacional. E Campos vai aparecer mais”, acredita o professor, que está programando os dias 19, 20 e 21 de abril de 2012 o 5º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, que nos últimos anos teve o apoio da Prefeitura de Campos, via Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
O encontro tem repercutido tão bem que a Escola de Samba Unidos de Cosmos, do Grupo D do Rio de Janeiro, que vai homenagear os 50 anos do vôo do cosmonauta russo Yuri Gagarin ao espaço, vai ter uma ala de Campos no desfile de 2012 na Independente Magalhães e vai citar Campos no enredo em reconhecimento ao trabalho de divulgação científica que vem sendo desenvolvido pelo Clube de Astronomia de Campos, que tem feito o município uma referencia mundial na Astronomia.
Nova turma – A Escola de Astronomia do IFF abrirá uma nova turma em março de 2012. Os interessados em participar da Escola de Astronomia devem se inscrever no IFF.
Os encontros acontecem às quartas-feiras, das 19 horas às 22h30; e aos sábados das 18h às 21h. Quem quiser colaborar para a viagem dos alunos aos Estados Unidos pode entrar em contato pelo e-mail: clubedeastronomia@gmail.com


Mídia de Campos fala sobre a viagem do Clube de Astronomia aos EUA Mídia de Campos fala sobre a viagem do Clube de Astronomia aos EUA Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 17:53 Rating: 5

Nenhum comentário