2º dia de visita aos Observatórios do ESO no Chile

Atualizaremos esse artigo com novas fotos...
Algumas fotos do 1º dia da viagem já podem ser vistas no post anterior.
Este segundo dia de visita (22 agosto) começou com uma cena bizarra: uma pessoa escorregando de uma banheira, e depois escorregando de uma cama!!
Marcelo de Souza, diretor dessa comitiva oficial (a 1ª comitiva oficial brasileira a visitar as instalações do ESO) decidiu não vim para o Chile, por problemas de saúde na família. Ontem ficou acertado que, de acordo com o quadro de saúde de um ente querido, ele iria vir ou não para o Chile. Desejamos melhoras e todos nós aqui desejamos que este susto passe rápido.
De manhã visitamos o castelo Castillo Hidalgo, que fica no alto de um morro aqui na capital Santiago e tem uma vista privilegiada das Cordilheiras. Como as Cordilheiras estão ao leste, a melhor hora para tirar fotos e observá-las é no por do Sol (existirá um contraste maior com o resto da paisagem, afinal só as Cordilheiras serão iluminadas).

A tarde visitamos o Planetário de Santiago, que pertence a Universidade de Santiago. Fomos recebidos pelo chefe de produção Alejandro Limon, que nos mostrou a parte externa e interna do planetário, o subsolo e o funcionamento do projetor.

O Planetário de Santiago possui uma cúpula com 21 metros de diametro e capacidade para 250 lugares. Foi inaugurado em 1985 e possui, além da sala de projeção, um amplo espaço com maquetes e miniaturas. O projetor principal de imagens foi construído em 1964 na Alemanha e tem quase 5 metros de altura, o funcionamento é puramente hidráulico e é movel por três andares!!

Iríamos visitar o Observatório de Santiago. mas não foi possível.
No final da tarde fomos ao Mercado de Santiago (onde vende artesanato local) e no centro da cidade.
Daqui a pouco começa o 3º dia da viagem: iremos de Santiago para Antofagasta, e depois para São Pedro del Atacama (já no deserto). Iremos nos encontrar com o diretor do Escritório de Ciência do ESO no Chile, Michael West.
Como amanhã estaremos em uma cidadezinha de 3 mil habitantes, é bem provável que não tenha acesso a internet, então só postarei notícias e fotos aqui quarta-feira.

Até logo...
Mais fotos do 2º dia:








 
2º dia de visita aos Observatórios do ESO no Chile 2º dia de visita aos Observatórios do ESO no Chile Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 03:14 Rating: 5

Um comentário

  1. Olá, Otávio!
    Beleza de viagem, é essa sô!
    Que interessante... a cúpula do planetário daí, é diferente do aspecto usual e tbm é muito grande. Olha aí! Já que você vai estar no deserto e para enfrentar o calor "desertal chilenal"... é melhor não usar essas roupas pesadas! KKKKKKKKKKKK!

    Tudo de bom, saúde e até à volta!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir