Eclipse Total da Lua amanhã no começo da noite.

O Clube de Astronomia Louis Cruls observará o eclipse na sua sede, no Observatório do IFF em Campos dos Goytacazes RJ a partir das 17h00min.
Amanhã (dia 15), durante o início da noite, teremos a chance de observar um eclipse total da Lua. A Lua começará a mergulhar na sombra da Terra às 15h22min (quando ainda estará abaixo do horizonte, e portanto não visível) e será toda coberta pela sombra do nosso planeta às 16h22min. Irá nascer totalmente eclipsada, por volta das 17:30 min e ficará assim até às 18h02 min. O fenômeno acabará às 19h02min, com o nosso satélite saindo por completo da sombra da Terra e novamente sendo ilumidada pelo Sol.

Devido ao disco lunar estar escuro, os eclipses lunares são ótimas oportunidades para observar ocultações da Lua (ou seja, a Lua ocultando uma estrela). No eclipse de amanhã a Lua ocultará a estrela 51 Ophiuchi,de magnitude 4.8. Embora os eclipses solares ocorram em maior número, vemos com mais freqüência os lunares, pelo fato de os últimos serem observados em áreas consideravelmente superiores à metade da Terra.

Nesse eclipse, a Lua ficará um longo tempo totalmente eclipsada: por volta de 100 minutos (a mais longa imersão desde julho de 2000, e 40 minutos a mais do que o último eclipse de dezembro do ano passado). Leia o artigo do último eclipse em dezembro de 2010  e veja as fotos tiradas no Observatório do IFF em Campos RJ.
Sky&Telescope: Leah Tiscione
Fonte:
Revista Scientific American Brasil (ed.109 de junho de 2011)
Revista Sky & Telescope (em inglês) (10 junho 2011)
Folha de S. Paulo Online (13 junho 2011)
Astronomy Magazine (em inglês) (14 junho 2011)
Eclipse Total da Lua amanhã no começo da noite. Eclipse Total da Lua amanhã no começo da noite. Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 15:49 Rating: 5

Nenhum comentário