Cobertura do Diário da Rússia sobre o 4° Encontro Internacional de Astronomia

Abaixo reproduzo 2 artigos publicados dia 22 e 23 no Diário da Rússia sobre a presença dos cosmonautas russos Pavel Vinogradov e Kotov no 4° EIAA (Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica) em Campos RJ.
Da esq. para a dir.: Pavel Vinogradov (o 3.º, de camisa branca), Oleg Kotov, Marcos Pontes, Charles Duke, Marcelo de Souza e Avelino Ferreira, na mesa do primeiro dia do 4.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, em Campos, RJ

"Cosmonautas russos falam no Encontro de Astronomia e Astronáutica de Campos"

Os cosmonautas russos Pavel Vinogradov e Oleg Kotov falaram de suas experiências e sobre as conquistas espaciais em geral, no primeiro dia do 4.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, realizado no reinaugurado Teatro Trianon, de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro.

Eles lembraram que 517 pessoas já estiveram no espaço (108 delas, russos), desde que Yuri Gagarin fez seu voo pioneiro, em 12 de abril de 1961 – data da qual agora se comemora o jubileu, na Rússia, no Brasil e em todo o mundo.
O 4.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, organizado pelo Professor Marcelo de Oliveira Souza, coordenador no Brasil dos Programas Internacionais de Ensino e Popularização da Astronomia e da Astronáutica, foi aberto na quinta-feira, 21, por Avelino Ferreira, presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. O evento, de responsabilidade do Clube de Astronomia Louis Cruls, com apoio do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Prefeitura de Campos, tem como parceiros a Mir Mídia e Consultoria Internacional (responsável pelo site Diário da Rússia e o programa radiofônico Voz da Rússia) e o Consulado Geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro. O Encontro conta ainda com o apoio de entidades internacionais, como a organização Astrônomos Sem Fronteiras, e nacionais, como a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
Além dos dois cosmonautas russos, estão presentes em Campos os astronautas Charles Duke, da NASA, e Marcos Pontes, e também o diretor do Planetário de Pequim, Dr. Jin Zhu; a presidente do Núcleo Interativo de Astronomia de Portugal, Rosa Doran; o especialista mundial em Direito Espacial, Virgiliu Pop; o presidente fundador dos Astrônomos Sem Fronteiras, Mike Simmons; o secretário-geral da Confederação Indiana de Astrônomos Amadores, Manoj Pai; o fundador e líder do projeto de jornalismo científico “O Mundo à Noite”, Babak Tafreshi; o Coordenador Astronômico de Divulgação, Enrique Torres; e o professor de Astronomia do Instituto de Professores Artigas, Julio Blanco.
O 4.º Encontro de Astronomia e Astronáutica termina amanhã, sábado.

Fonte: Diário da Russia (http://www.diariodarussia.com.br/fatos/noticias/2011/04/22/cosmonautas-russos-falam-no-encontro-de-astronomia-e-astronautica-de-campos/) (22 abril 2011)


"A festa dos jovens com os cosmonautas e astronautas no Encontro de Campos"

Os cosmonautas Oleg Kotov e Pavel Vinogradov, que estiveram presentes e fizeram palestras na abertura do 4.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica – 50 Anos – O Homem no Espaço, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ, prestigiaram também o segundo dia do evento, que contou com apresentações dos astronautas Marcos Pontes e Charles Duke (este, da NASA, um dos 12 homens a descerem na Lua).
O segundo dia do Encontro, sexta-feira, 22, foi marcado pela predominância dos jovens no auditório Cristina Bastos, do Instituto Federal Fluminense (IFF), campus-Centro. Eles assistiram a palestras de pesquisadores e divulgadores de Astronomia do mundo inteiro.
No 4.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica de Campos, RJ, os jovens em torno dos cosmonautas russos Oleg Kotov e Pavel Vinogradov e o brasileiro Marcos Pontes
O coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls, Professor Marcelo de Oliveira Souza, falou sobre os “15 anos do Clube de Astronomia Louis Cruls, os Astrônomos Sem Fronteiras e o Programa UNAWE no Brasil”. Ele destacou que o UNAWE, programa de Astronomia para Crianças desenvolvido pelo clube, conquistou no final de 2010 a chancela da UNESCO. O Professor Marcelo afirmou, ainda, que a celebração em Campos dos 50 anos do voo pioneiro de Yuri Gagarin ao espaço é a maior da América Latina.
O segundo dia do 4.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica teve ainda como palestrantes o pesquisador do Instituto Federal Fluminense, Cedric Salotto, que falou sobre “Nano Satélites no IFF”; o coordenador do Programa UNAWE na Venezuela, Enrique Torres; o professor de Astronomia no Uruguai, Julio Daniel Blanco; José Bezerra Pessoa Filho, do Instituto de Aeronáutica do Espaço; o Professor Paulo de Tarso Gurgel; o líder do projeto de jornalismo científico “O Mundo à Noite”, Babak Tafreshi; e o presidente e fundador da ONG Astrônomos Sem Fronteiras, Mike Simmons.
Os cosmonautas Oleg Kotov e Pavel Vinogradov estão hoje, sábado, 23, no Rio de Janeiro, hospedados no Sofitel de Copacabana.

Fonte: Diário da Rússia (http://www.diariodarussia.com.br/fatos/noticias/2011/04/23/a-festa-dos-jovens-com-os-cosmonautas-e-astronautas-no-encontro-de-campos/) (23 abril 2011)
Cobertura do Diário da Rússia sobre o 4° Encontro Internacional de Astronomia Cobertura do Diário da Rússia sobre o 4° Encontro Internacional de Astronomia Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 10:59 Rating: 5

Nenhum comentário