Onde Pousar na Lua?

Comentário: Esse artigo, publicado no Blog Rubens - Núcleo de Estudos da Lua, mostra os locais prováveis para pouso de uma sonda lunar escolhidos por competidores do Google Lunar X Prize.
Apollo, Luna, Surveyor, todas essas são sondas que já pousaram na Lua. Cada local de pouso de cada uma dessas missões foi cuidadosamente selecionado com o objetivo de maximizar a segurança e o retorno científico.

No mapa lunar da figura aqui reproduzida, estão projetados os locais para pouso que foram selecionados pelos competidores que participaram on-line do Google Lunar X Prize, sendo que os critérios para a escolha foram, o pouso em um lugar seguro, um mínimo de 500 metros de área disponível para a exploração da superfície, e a facilidade na transmissão de dados para Terra. Alguns dos locais parecem antigos pontos de pouso de naves da missão Apollo, presumidamente reduzindo a incerteza de se pousar em um local já conhecido. Talvez essa também tenha sido a razão pela qual os companheiros do Selenokhod escolheram pousar em Le Monnier, onde a sonda Lunakhod pousou algumas décadas atrás. O local no polo sul é uma escolha arriscada, primeiro pelo fato da topografia nesse ponto ser muito acidentada e por outro motivo, se o local é uma zona de sombra podem acontecer problemas de energia com a nave que estiver ali pousada. O local Frednet em Sinus Iridum é bem próximo ao local onde a sonda chinesa deseja pousar, mas ainda ninguém entendeu por que essa região tem um interesse especial para alguém.

Fonte: LPOD / Cienctec e Rubens - Núcleo de Estudos da Lua.
Onde Pousar na Lua? Onde Pousar na Lua? Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 23:55 Rating: 5

Nenhum comentário