NASA anuncia um marco no estudo dos buracos negros!!

Há poucas horas a NASA anunciou que a Supernova 1979c, na galáxia M-100 (a 50 milhões de anos-luz) no aglomerado de Virgem resultou em um buraco negro.
A importância dessa descoberta se dá pelo fato de que agora, conhecendo a idade de um buraco negro em particular (31 anos) poderão estudar com detalhes e com maior precisão esses objetos intrigantes.
Além disso, poderão estudar o limite de massa para formação de uma estrela de neutrons e de um buraco negro, já que a maioria das supernovas formam estrelas de neutrons e não buracos negros.
A noticia oficial (em inglês) está no link: http://www.nasa.gov/home/hqnews/2010/nov/HQ_10-299_CHANDRA.html
Abaixo foto da galáxia M-100 com a supernova 1979c em destaque (Credits: ESA/NASA/Immer et al.):

Uma supernova é o estagio final de uma estrela com aproximadamente 10 massas solares. Na explosão da supernova o seu brilho fica milhares de vezes superior ao da estrela original, e isso em dias!!!
Um buraco negro é um objeto tão denso que até a luz não consegue sair dele, daí o termo 'negro'. Nesses objetos o tempo fica retardado devido aos efeitos gravitacionais. Acredita-se que no centro da maioria das galáxias exista um buraco negro.
Mais informações daqui a pouco...
NASA anuncia um marco no estudo dos buracos negros!! NASA anuncia um marco no estudo dos buracos negros!! Reviewed by OTÁVIO JARDIM ÂNGELO on 16:51 Rating: 5

Nenhum comentário